Saneamento da Feira recebe Selo nacional de qualidade
A INDAQUA Feira recebeu o Selo de Qualidade para o serviço de saneamento de águas residuais ao consumidor. A distinção foi atribuída pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos que, no final do ano passado, tinha já premiado a qualidade da água da rede pública de Santa Maria da Feira.
Estes são os prémios mais importantes e aguardados no setor das águas. Anualmente, a entidade reguladora atribui Selos de Qualidade que mostram quais as empresas que, no ano anterior, tiveram melhor desempenho.
Nos prémios revelados esta semana, relativos ao desempenho em 2024, a INDAQUA Feira recebeu o Selo que distingue a qualidade do serviço de águas residuais prestado neste concelho. O serviço contempla a gestão de 1057 km de redes, 8 estações de tratamento (ETAR) e 129 estações elevatórias de águas residuais.
Este Selo junta-se a um outro, também relativo a 2024, e já anunciado pela ERSAR no final do ano passado. Esta segunda distinção reconhece a qualidade exemplar da água para consumo humano, que, neste concelho, tem um índice de segurança de 99,85%.
“Ao longo dos anos, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, tem realizado, juntamente com a INDAQUA Feira, importantes avanços nas redes de água e saneamento, para que cheguem a mais feirenses. Para além disso, estes serviços garantem elevada qualidade aos consumidores, tal como provam estas distinções do regulador, que, com grande satisfação, vemos serem atribuídas no nosso concelho”, afirma Amadeu Albergaria, Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
“Para a INDAQUA Feira é muito importante este reconhecimento por parte de uma das entidades mais relevantes do setor da água português. Continuaremos a trabalhar para transmitir toda a confiança aos consumidores, garantindo uma gestão sustentada na eficiência ao longo de todo o ciclo urbano da água”, avança Daniel Cardoso, Diretor Geral da INDAQUA Feira.
A atribuição dos Selos de Qualidade da ERSAR é feita por um júri especializado, que tem em conta dois tipos de critérios. Por um lado, uma análise quantitativa com base em indicadores e dados de qualidade. Por outro, uma “avaliação qualitativa tendo em conta aspetos relacionados com a governança, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço”, como anuncia a própria ERSAR.