O que é a INDAQUA?
A INDAQUA é uma empresa que presta serviços de gestão de todo o ciclo da água doméstica, ou seja, garante desde o abastecimento da água para consumo que chega à torneira até ao tratamento de águas residuais.
Este trabalho é concretizado através das seis concessões e de uma participação numa empresa municipal que detém em Portugal. Nos serviços prestados contam-se ainda os contratos baseados em performance, realizados com vista à eficiência hídrica, e também a assistência técnica e a consultoria.
A nível internacional, conta com operações no Brasil e em Angola.
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Quantas pessoas serve a INDAQUA?
Em Portugal, a INDAQUA serve um universo populacional de 600 mil habitantes, mantendo relação comercial com 250 mil clientes de abastecimento de água e de drenagem e tratamento de águas residuais.
A estes juntam-se perto de 1 milhão de pessoas servidas diretamente em Angola, totalizando mais de 1,5 milhões de pessoas servidas.
Conheça todos os números da INDAQUA aqui.
A INDAQUA opera cinco concessões. O que é uma concessão?
A INDAQUA é um dos maiores operadores na gestão de concessões municipais em Portugal.
Os contratos de concessão são celebrados com um município ou conjunto de municípios que, dessa forma, entregam à INDAQUA a exploração da distribuição e tratamento de águas, bem como a gestão das redes que permitem concretizá-los. Os contratos de concessão celebrados pela INDAQUA são de longa duração, variando entre os 25 e os 50 anos. Estes preveem planos de investimento em infraestruturas de água e saneamento que permitem melhorar o serviço que é prestado à população, tornando-o mais abrangente dentro do território de cada concelho e progressivamente mais qualitativo e eficaz.
A INDAQUA detém cinco concessões: Santo Tirso/Trofa, Feira, Matosinhos, Vila do Conde, Oliveira de Azeméis.
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A INDAQUA celebra contratos de eficiência hídrica. O que são?
Os contratos baseados em performance constam dos serviços disponibilizados pela INDAQUA e têm como objetivo alcançar uma maior eficiência hídrica, diminuindo perdas de água e aumentando poupanças.
O carácter inovador destes contratos baseia-se no facto de uma parcela substancial do pagamento à INDAQUA ser feita apenas em função das poupanças geradas pelo serviço prestado.
A INDAQUA, procurado partilhar a sua experiência nesta área, presta este serviço a outras entidades gestoras ou municípios que, através deste modelo, conseguem, sem grande risco ou investimento, atingir os elevados níveis de eficiência que a INDAQUA já tem nas suas concessões.
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A INDAQUA atua na redução de perdas. O que significa isto?
As perdas podem caracterizar-se como desperdícios de água nas redes de abastecimento, podendo ser avaliadas através da percentagem de água que entra no sistema, mas que não é faturada, devido a fugas na rede ou outros.
Nos serviços que presta, a INDAQUA dedica-se a avaliar e reduzir perdas de água, através da gestão eficaz de redes e de investimentos na modernização das mesmas, tendo-se tornado uma referência neste indicador.
Segundo dados da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), a INDAQUA tem, nas suas concessões, níveis médios de água não faturada (perdas) próximos dos 14%, um valor que denota um bom desempenho dos sistemas que opera, já que fica bastante abaixo do máximo de perdas recomendadas pela ERSAR (20%) e também da média nacional (cerca de 30%).
Se Portugal, no seu conjunto, tivesse o mesmo nível de desempenho dos municípios concessionados à INDAQUA seriam poupados 122 mil milhões de litros de água, o suficiente para abastecer o país durante cerca de 3 meses.
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Como contactar a INDAQUA?
Poderá contactar a INDAQUA S.A. através do e-mail indaqua@indaqua.pt ou do número (+351) 229 997 970.
Aqui poderá consultar os contactos mais diretos relativos às empresas do Grupo, bem como as moradas dos respetivos balcões.
Como fazer uma candidatura para trabalhar na INDAQUA?
Poderá consultar as oportunidades em aberto aqui.
Poderá também candidatar-se de forma espontânea, preenchendo o formulário disponível para o efeito.