Oliveira de Azeméis: “Guardiões dos Rios” vão vigiar cursos de água do concelho
Reforçar a monitorização dos rios e ribeiros de Oliveira de Azeméis é o objetivo dos “Guardiões dos Rios”, a equipa da INDAQUA Oliveira de Azeméis que vai garantir uma fiscalização mais apertada a descargas industriais e responder prontamente a alertas da população. A iniciativa integra um conjunto de ações implementadas pela concessionária e pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, tendo em vista a preservação da qualidade da água no concelho.
Habituada a proteger a qualidade da água que chega ao consumidor, através das redes de abastecimento que gere, a INDAQUA Oliveira de Azeméis vai reforçar a proteção deste recurso escasso também nas linhas de água do concelho, que são ainda alvo de forte pressão, sobretudo, devido a rejeições indevidas de águas residuais industriais e domésticas.
Para promover a deteção e fiscalização destas descargas, bem como para dissuadir outras ações poluidoras dos cursos de água, foi criado o projeto “Guardiões dos Rios”, com nome e objetivo inspirados na tradicional profissão dos guarda-rios. Depois de Santa Maria da Feira, a iniciativa chega agora a Oliveira de Azeméis, com uma equipa da INDAQUA a garantir a vigilância periódica e reforçada das zonas ribeirinhas.
A equipa de “Guardiões” irá identificar e atuar, em tempo real, sobre descargas de efluente não tratado, respondendo também de forma imediata a todas as denúncias de potenciais casos de poluição que cheguem à sua linha de emergência (256 690 150). Para além disso, será ainda responsável por monitorizar clientes industriais, assegurando o cumprimento da qualidade do saneamento descarregado para as linhas de água.
“Teremos, entre a equipa da INDAQUA Oliveira de Azeméis, profissionais alocados em permanência a esta monitorização e resposta a denúncias da população oliveirense. Acreditamos que este trabalho de continuidade e proximidade é essencial para colmatar rapidamente os danos provocados por descargas poluentes e para dissuadir eventuais atos poluidores”, garante Nuno Laranjo, Diretor Geral da INDAQUA Oliveira de Azeméis.
Esta equipa de “Guardiões dos Rios” representa a materialização, no terreno, de um protocolo de atuação conjunta e partilhada entre a INDAQUA Oliveira de Azeméis, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e a Agência Portuguesa do Ambiente, que ficará responsável pela instrução de eventuais processos de contraordenação.
O início da colaboração foi assinalado a 15 de julho, numa cerimónia pública sobre “O Valor da Água e os Serviços de Águas no Concelho de Oliveira de Azeméis”. Para além dos “Guardiões dos Rios”, concessionária e autarquia apresentaram outros projetos conjuntos, como a recente conclusão do Plano de Investimentos que permitiu alargar a rede de saneamento para servir mais 6.110 habitantes, ou a sensibilização para a ligação às redes de água e águas residuais.
“Apesar de 84% do concelho ter acesso à rede de abastecimento de água e 55% à rede de saneamento, há mais de 6.300 alojamentos que não estão ainda ligados ao sistema de abastecimento de água e cerca de 5.400 ao de saneamento, optando por soluções particulares, como poços e furos, ou a fossas sépticas. Uma situação preocupante, dado que os poços e furos não têm um controlo tão regular e rigoroso como a rede de abastecimento público e as fossas sépticas podem facilmente contaminar os solos e as águas subterrâneas. Por isso, a ligação à rede é, sem dúvida, uma questão de saúde pública”, explica o Diretor Geral da INDAQUA Oliveira de Azeméis.
“O nosso objetivo conjunto passa, no futuro, por prosseguir o alargamento de redes no concelho, mas também, a curto prazo, por intensificar a sensibilização da população para a importância que a ligação às redes públicas tem para a promoção da saúde individual e do concelho. Ao mesmo tempo, a desativação de soluções como as fossas sépticas trata-se de um contributo significativo para o território, evitando a contaminação ambiental”, afirma Joaquim Jorge, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.
A apresentação pública “O Valor da Água e os Serviços de Águas no Concelho de Oliveira de Azeméis” decorreu no Auditório Comendador Ângelo Azevedo, em São Roque, contando ainda com as intervenções de José Carlos Pimenta Machado, Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, e de Sofia Silva Rocha, Delegada de Saúde neste concelho.