Oliveira de Azeméis alcançou novo mínimo histórico de desperdícios de água na rede
17,5% é o valor mais baixo de perdas na rede de abastecimento já registado em Oliveira de Azeméis. Este é o balanço do ano de 2023, que representa um desempenho melhor do que a média nacional (27,1%, em 2022).
A entrega do “Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano” à INDAQUA Oliveira de Azeméis aconteceu durante um dos maiores eventos do setor da água em Portugal – o Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, em Gondomar.
Na cerimónia, o Diretor Geral da INDAQUA Oliveira de Azeméis, Nuno Laranjo, afirmou que “a qualidade, a par da eficiência e sustentabilidade, são pilares-chave na operação de abastecimento”. “Importa lembrar que a monitorização da qualidade da água da rede pública tem parâmetros muito exigentes, que cumprimos com o trabalho de uma vasta equipa”, acrescentou.
É a quarta vez que a INDAQUA Oliveira de Azeméis recebe este Selo, que tem por base os dados do mais recente relatório da ERSAR, com dados de 2022. Nesse relatório, confirma-se que a qualidade da água em Oliveira de Azeméis ascende aos 99,54%. O documento mostra ainda que, em 2022, foram realizadas 1.428 análises de controlo, através de laboratórios devidamente credenciados.
“É com satisfação que vemos a água da rede pública de Oliveira de Azeméis ser, uma vez mais, reconhecida por uma das mais importantes entidades do setor do abastecimento de água. Este é resultado de todos os esforços que a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e a INDAQUA Oliveira de Azeméis têm encetado no sentido de garantir água com total segurança aos oliveirenses”, afirma Joaquim Jorge, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.
Para a atribuição do Selo, a ERSAR faz ainda uma avaliação qualitativa tendo em conta aspetos relacionados com a governança, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço”.
Este é o primeiro de vários Selos de qualidade e dois Prémios de excelência que vão ser entregues pela ERSAR às empresas de abastecimento de água e gestão de águas residuais que mais se destacaram durante o ano de 2022.
Na edição anterior, o Grupo INDAQUA alcançou um total de 13 Selos de qualidade e recebeu ainda os dois únicos Prémios de Excelência atribuídos pela ERSAR, tornando-se a entidade mais premiada de todo o setor.